[R-br] Como trabalhar com medida repetida para um mesmo indivíduo

Carlos Peixoto Neto carlos.eggos em gmail.com
Segunda Janeiro 15 16:56:10 -02 2018

Caros colegas, busco ajuda para gerar uma análise no R. Estou iniciando o
uso do software. Tenho um conjunto de dados e investigo o que segue: se o
efeito da interação entre tamanhos diferentes de uma espécie de peixe -
tamanhos "grande" e "pequeno" - pode afetar a altura de alimentação em
lâminas dispostas em tanques.

Também inseri uma outra especie de peixe com tamanho padronizado para ver
interação interespecífica.

 Os tratamentos são o focal separado, exemplo: 1- peixe grande focal
sozinho. Os demais tratamentos são par-a-par : 2- peixe grande focal com
outro peixe grande e 3- mesmo peixe focal grande com um peixe pequeno. 4-
peixe focal grande com peixe de outra espécie.

O mesmo esquema é reproduzido para os peixe focais pequenos.

Obs 1: Os peixes mesma espécie não são irmãos.

Obs 2 : Durante os testes alguns peixes focais de ambos os tamanhos não
foram as lâminas isso deixou células vagas na tabela de dados.

Qual análise posso usar tendo em vista medidas repetidas de um mesmo animal
(peixes focais)?

Como lidar com os dados ausentes na tabela (missing data)? Imputação?

Segue exemplo de dados:

 https://drive.google.com/open?id=18rIlIO1HtrjSlX1mKIzDauoxWhJ37EHu

*Carlos Alberto Algarves Peixoto Neto*
Biólogo | Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Laboratório de Herpetologia e Ecologia Aplicada a Conservação - LHEAC/UFMA
Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação - PPGBC/UFMA
Lattes:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4303028A6
__
"O amor de Deus: Cristo morrer em nosso favor quando ainda éramos
pecadores."
Romanos cap. 5: vers. 8 (NVI)