[R-br] Problema na instalação do R base

Jefferson Ferreira-Ferreira jecogeo em gmail.com
Sábado Janeiro 13 19:34:01 -02 2018

Pessoal, estou passando por um problema estranho. O R está (aparentemente)
installado na minha máquina (Ubuntu 16.04). Quando tento instalar, o
sistema retorna: ele retorna "r-base-dev is already the newest version
(3.4.3-1xenial0). 0 upgraded, 0 newly installed, 0 to remove and 23 not
upgraded."
No entanto, o RStudio não abre porque não é capaz de localizar a instalação
e o comando 'which R' retorna "not found".

Já desisntalei e instalei novamente, mas o mesmo continua ocorrendo. Alguma
idea? Se alguém puder me ajudar, agradeço. Estou em apuros com meu trabalho
sem o R.
Eu tambpem postei uma pergunta aqui
https://askubuntu.com/questions/995618/software-is-installed-but-which-returns-not-found

Obrigado e abraços.

*Jefferson Ferreira-Ferreira, **PhD (abd)*

*Geographer*

*Ecosystem Dynamics Observatory <http://tscanada.wix.com/ecodyn> -
EcoDyn/UNESP*
*Department of **Geography *
*Institute of Geosciences and Exact Sciences** (IGCE)*
*São Paulo State University (UNESP)*
*Rio Claro, SP - Brazil*