[R-br] análise de correlação entre variáveis qualitativas e quantitativas

Flávia de Campos Martins fla.campos.martins em gmail.com
Qua Dez 5 21:17:25 -02 2018

Prezad em s,

O objetivo do meu trabalho é analisar a correlação entre o conhecimento que
as pessoas tem sobre a fauna local (variável dependente) e dados
sócio-econômicos (sexo, idade, renda, escolaridade, tempo de residência no
local). Eu tenho uma amostra de 105 informantes e as variáveis
independentes foram organizadas em frequências e para montar a matriz de
dados usamos números que representam as frequências das variáveis. Ex.:
Idade: 0 a 10 anos - 1; 10 a 20 anos - 2...

Como estamos trabalhando com a variável dependente qualitativa ordinal, e
as amostras não apresentaram distribuição normal, fizemos um teste de
correlação de Spearman.

Entretanto, minha dúvida é se os informantes não se distribuem igualmente
nas classes (categorias) de idade, de renda, de escolaridade isso não vai
afetar o resultado?
Para esclarecer: em relação à renda mensal eu tenho quatro classes: não
possui renda fixa (0); até um salário mínimo (1); até dois salários (2) e
até 3 salários. Só que 58% dos informantes estão na classe 1. Ou seja eu
tenho distribuição desigual entre as classes, isso pode afetar meu
resultado? Se sim, como resolver?

Obrigada!

Professora Adjunta
Universidade de Pernambuco (UPE), *Campus* Petrolina
BR 203, km 2, S/N
Vila Eduardo
56328903 - Petrolina, PE- Brasil.