[R-br] COMPARAR TRATAMENTOS

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Dom Dez 2 14:59:31 -02 2018

Edson,

Com seis casos por tipo de tratamento, não vejo como você conseguirá
somente com um teste estatístico separar dos tratamentos o "mais eficiente".

Com dez tratamentos você teria que fazer 45 testes o que exigiria que o
limiar de rejeição da hipótese nula (que todos os tratamentos são
equivalentes no seu caso) fosse diminuído, usando-se alguma correção, como
a de Bonferroni ou Holm, para eludir o problema da inflação do Erro Tipo I
ou a FWER *-- Family Wise Error Rate*.

O teste exato de Fisher não tem um teste *post hoc* idealizado para
permitir fazer comparações entre grupos após o teste *omnibus* ter
detectado *alguma* diferença entre os tratamentos, permitindo uma análise a
partir desse resultado.

Note-se que olhando os dados que você postou, e se eu entendi corretamente
a descrição, a linha do tratamento GM1 seria a "mais promissora" pois tem
mais casos no estágio 0.

Ora: um teste qui-quadrado dessa tabela contra a hipótese nula de que eles
viriam de uma amostragem aleatória onde em regime (em "média") o número de
casos por estágio seria igual nos dá um valor-p de 0,6, ou seja a hipótese
nula dificilmente seria rejeitada neste caso...

Na contrapartida, na linha do tratamento G10 (que, de novo, se entendi bem
seria o *pior* dos tratamentos com todos os casos chegando ao estágio 2),
obtém-se para o mesmo teste o valor-p de 0,0025, que para muitos
pesquisadores seria um resultado significante estatisticamente.

Será que seu teste de Fisher só está mostrando essa diferença toda?

HTH
--
Cesar Rabak