[R-br] 1. Variáveis intervalares nos modelos mistos do R

Thiago Wendling gonçalves de oliveira thiagowendling em yahoo.com.br
Segunda Agosto 20 09:36:50 -03 2018

Assunto: Variáveis intervalares nos modelos mistos do R
Bom dia, meu nome é Thiago e estou precisando de ajuda na avaliação de alguns dados.
Quero modelar a densidade básica da madeira de Eucalyptus de acordo com variáveis como: Espécies (3 espécies) Idade (contínua) Tipo de Solo (variável categórica - 7 classes) Textura do Solo (variável intervalar - 3 intervalos)Classes de Altitude (variável intervalar - 5 intervalos)Precipitação (variável inteira)Município (variável categórica - várias classes) e Estado (variável categórica - 3 classes).
Eu estudei e penso em utilizar modelos mistos não lineares (do pacote nlme) visto que o comportamento da densidade básica perante as variáveis independentes não segue uma função linear, contudo me deparo com alguns problemas:
1) O primeiro é as variáveis intervalares pois não sei como trabalhar com elas no modelo.2) O segundo é que variáveis escolher para os efeitos aleatórios, eu primeiramente pensei no Estado e dentro dele o Município.
Alguém poderia me auxiliar em algum caminho que poderia tomar para resolver esse problema? Quem sabe modelos mistos não sejam o caso e eu poderia utilizar alguma técnica de inteligência artificial, visto que, atualmente, a presença de variáveis intervalares e categóricas é comum em muitas bases de dados.
Obrigado.
Thiago Wendling Gonçalves de Oliveira

Engenheiro FlorestalMestre em Recursos Florestais (ESALQ/USP)Doutorando em Engenharia Florestal (UFPR)Skype: Thiago W.G. de Oliveira+ 55 41 98858-2031