[R-br] Curvas não lineares - qual o melhor modelo?

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Sexta Agosto 10 22:41:16 -03 2018

Thallita,

Uma visão complementar no que tange à escolha de modelos, é ver qual
explicaria o fenômeno melhor e aí ver qual o ajuste dos dados a ele.

SE você fizer dessa forma o modelo poderia ser usado para extrapolar dados
("fazer predições") enquanto um ajuste (por mais "adequado" que possa
parecer) somente permite verificar dados interpolados, ou seja *pode* até
encontrar resultados certos dentro do campo de interpolação mas não serve
para explicar o fenômeno.

HTH
--
Cesar Rabak