[R-br] Curvas =?utf-8?Q?n=C3=A3o_?=lineares - qual o melhor modelo?

Fernando Souza nandodesouza em gmail.com
Terça Agosto 7 17:12:58 -03 2018

Thallita
Embora as figuras que enviou não mostrem o ajuste dos modelos que você está estudando. A escolha do modelo é um pouco mais complexa e não deve ser baseada em palpite.

Se você procurar na literatura sobre métodos de comparação de modelos, você encontrará uma vasta literatura.
Na minha opinião você deve iniciar a busca pelo melhor modelo primeiro definindo bem a sua pergunta ou hipótese, fazer um levantamento de quais modelos respondem a sua pergunta em termos de significado dos parâmetros e pressupostos que nortearam o desenvolvimento do modelo.

Uma vez definido os modelos candidatos, então você poderá utilizar as diversos métodos para comparar modelos definidos na literatura.
Da forma como enviou a sua pergunta, não me arrisco a fazer nenhuma inferência
att