[R-br] ajustar escala e interpolação

Heloíse Pavanato helopavanato em gmail.com
Quarta Setembro 6 04:47:52 -03 2017

Colegas do R-br,

Tenho a seguinte questão:

Estou trabalhando com um grid de 0.1 x 0.1 grau de latitude e longitude
onde quero inserir a variável vento. No entanto a resolução do vento é de
0.25 x 0.25 graus.

Os dados estão armazenados aqui:

http://www.datafilehost.com/d/693635d4

http://www.datafilehost.com/d/ee24730c

vento <- read.csv('ascat.data.csv', header = TRUE)

str(vento)

grid <- read.csv('grid.data.csv', header = TRUE)

str(grid)

#Quando faço um merge() dos dois dataframes, obviamente meus valores de
#vento$media aparecem como NA pois não há nenhuma correspondência entre as
#coordenadas do grid e de vento.

dmerge <- merge(grid, vento, by = c('lon', 'lat'), all.x = TRUE)

Porém, eu gostaria de obter valores de vento, por exemplo, entre latitudes
de -22.625 e -22.375 na mesma escala do grid: -22.6, -22.5, -22.4, etc. E o
mesmo para longitude.

Tentei utilizar a scales::rescale(), mas consegui mudar apenas os mínimos e
máximos das coordenadas:

#install.packages('scales', dependencies = TRUE)

library(scales)

vento$lon.r <- rescale(vento$lon, to = range(grid$lon))
vento$lon.r

vento$lat.r <- rescale(vento$lat, to = range(grid$lat))
vento$lat.r

Então, creio que eu tenho dois problemas: o primeiro é obter as coordenadas
de vento na mesma escala que as do grid; segundo é interpolar vento$media
para substituir os NAs, que correspondem a quase metade do total de
valores.

Agradeço se algum colega tiver alguma dica.

Obrigada,

Heloise.