[R-br] [OFF TOPIC] Dúvida diferente número de plantas por UA, mas, mesma área da UA

Walmes Zeviani walmeszeviani em gmail.com
Segunda Outubro 23 20:42:35 -02 2017

Marcelo,

Se as k observações dentro da parcela puderem ser consideradas
independentes, você pode considerar o número de plantas para conduzir uma
análise ponderada. Considere a condição extrema, apenas para ser didático,
de ter parcelas com 20 plantas e outras com 2. A variância da média, como
vai depender do valor de k, vai fazer com que a suposição de
homocedasticidade não seja atendida. A média com 2 plantas é mais variável
que com 20.

O que preocupa é a suposição de independência entre plantas. Pode ser que
dentro de um metro linear, as produções individuais das plantas tenham
correlação. Aí não sei mais se é apropriado manter k como peso. Talvez
tivesse que de alguma forma considerar essa dependência entre unidades
experimentais. Enfim, estou apenas pensando alto aqui. Se o número de
plantas não diferir muito entre os tratamentos, você pode conduzir a
análise fazendo vista grossa para isso.

À disposição.
Walmes.