[R-br] Peso espacial em X usando spreg- regressão espacial

Edimeire Alexandra Pinto economatistica em yahoo.com.br
Terça Novembro 21 11:12:24 -02 2017

Olá pessoal.
OI Elias.
Recentemente estou estudando a função spreg para tentar resolver o problema de singularidade que dá. Ocorre apenas quando coloco modelos do tipo: Y=beta1X1+beta2WX1+beta3X2+ erro onde erro pode seguir o modelo SEM. Também ocorre em modelos Sarar.
O importante é entender que o erro ocorre sempre que ponho na equação X1 e WX1 em conjunto, pois se não coloco os dois ao mesmo tempo não dá erro.
O erro que ocorre em minha base de dados é similar a esse do exemplo abaixo, pois a mensagem de erro é sempre a mesma, estranho que no outro programa do Stata roda. No R, em meus dados, dá sempre: system is exactly singular
Pode ser que tenho começar a "abrir" a função no R para entendê-la melhor....
library(spdep)require(sphet)data(columbus)listw<-nb2listw(col.gal.nb)head(columbus)WINC<-lag.listw(listw,columbus$INC,NAOK=TRUE,zero.policy = TRUE)columbus$WINC<-WINC
res<- spreg(CRIME~HOVAL + INC+WINC+PLUMB, data=columbus , listw= listw,   het = TRUE,            verbose = FALSE,model = "sarar")
Error in solve.default(HH, Hye) :   Lapack routine dgesv: system is exactly singular: U[7,7] = 0

Bem, faço vários tipos de modelos, SAR, SEM, DURBIN, etc etc, mas necessito de modelo que use tenha a variável X1 e WX1 conjuntamente.

Obrigada pessoal , obrigada GRANDE Elias.