[R-br] Dificuldade no ajuste do modelo Weibull no pacote VGAM

Gilenio Borges Fernandes gilenio em ufba.br
Terça Maio 9 10:04:09 BRT 2017

Prezad em s

 Estou interessado (iniciante no tema) no uso dos modelos lineares
generalizados aditivos (GAM, pacote VGAM do R), como uma opção para análise
de dados de sobrevivência não censurados. O objetivo é avaliar o efeito de
ano, renda per capita e escolaridade na expectativa de vida. Estou enviando
no CMR os fit´s 1 e 2 (ajuda das funções weibull.mean e weibullR), mas, meu
interesse e dificuldade é  entender e obter uma interpretação prática para
os dois interceptos no fit3a e fit3b. Já li sobre GAM, mas não entendi o
problema dos dois interceptos. O CMR do problema está disponível em

https://www.dropbox.com/s/czk0gbdxz5v9q2e/ExpVida-Weibull.txt?dl=0

No fit3a há um problema de convergência, mas, no banco de dados completo
ele desaparece. Na verdade, minha dificuldade maior é nos GAM´s, mas, ainda
assim, alguma ajuda ou sugestão de referência bibliográfica sobre o assunto?

Talvez os links seguintes possam ser úteis para as funções weibull.mean e
weibullR, usadas no CMR

https://www.rdocumentation.org/packages/VGAM/versions/1.0-3/topics/weibull.mean
https://www.rdocumentation.org/packages/VGAM/versions/1.0-3/topics/weibullR

Desde já agradeço

Gilênio Borges Fernandes
Professor Associado IV (Aposentado)
Professor Adjunto A (Substituto - 2015 a 2017)
Universidade Federal da Bahia
Instituto de Matemática e Estatística
Departamento de Estatística
Av. Adhemar de Barros, s/n – Ondina.
40.170-110 - Salvador - BA, Brasil
Tel.: (071)3283-6340/6341/6337  Fax:  (071)3283-6336
Skype: gilenio.fernandes
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6764860618464860