[R-br] Verificar multicolinearidade

Felipe felipe.e.barletta em gmail.com
Quinta Março 23 09:59:30 BRT 2017

Você pode analisar via matriz de correlação e análise dos autovalores
desta matriz pois se existir uma ou mais dependências lineares significa
um ou mais autovalores são pequenos, também pode analisar o determinante
da matriz de correlação, sabemos das aulas de Álgebra Linear que quando
o det = 0 significa que há dependência linear entre os vetores. Pode
também fazer análise gráfica de de Xi vs Xj (i≢j ≢),

E também há o VIF - Fator de inflação da variância

VIFj=1/1-R²j

R²j é o coeficiente de determinação múltiplo obtido pela regressão deXj
com as demais covariáveis no modelo.

##### VIF ##############

vif<-function (obj, digits = 5) {
     Qr <- obj$qr
     if (is.null(obj$terms) || is.null(Qr))
         stop("invalid 'lm' object:  no terms or qr component")
     tt <- terms(obj)
     hasintercept <- attr(tt, "intercept") > 0
     p <- Qr$rank
     if (hasintercept)
         p1 <- 2:p
     else p1 <- 1:p
     R <- Qr$qr[p1, p1, drop = FALSE]
     if (length(p1) > 1)
         R[row(R) > col(R)] <- 0
     Rinv <- qr.solve(R)
     vv <- apply(Rinv, 1, function(x) sum(x^2))
     ss <- apply(R, 2, function(x) sum(x^2))
     vif <- ss * vv
     signif(vif, digits)
    }