[R-br] duvida sobre experimento fatorial

Fernando Antonio de souza nandodesouza em gmail.com
Terça Março 21 15:09:39 BRT 2017

Seu desbalanço é por diferentes números de repetições? se for o caso você
pode analisar normalmente utilizando a função aov e realize a anova tipo
III
install.packages("car")
library(car)
library(lsmeans)
Anova(modelo.aov, type="III")

Desdobramentos deverá ser feito, caso haja efeito significativo da
interação. Veja pacote "phia" para desdobrar interações

Quanto ao teste de média. Isso vai muito das características da resposta
que você está medindo. O teste de Duncan é um teste pouco conservador
(Tende a encontrar mais efeitos significativos) porém ele não controla a a
taxa de erro familywise (A probabilidade de ter no mínimo um erro de
inferência para um grupo de k comparações). Em outras palavras se você
realizar 20 comparações ao nivel alpha de 0,05 você espera obter no máximo
1 erro de inferência (0.05 *20), como Duncan não controla essa taxa de erro
você poderá encontrar mais efeitos significativos do que espera (2 ou 3 em
20).
Tukey por outro lado é um teste bastante conservador e que garante que a
taxa de erro de inferência será no máximo igual ao alpha (nível
especificado 0,05 ; 0.01 etc). Por causa disso ele tende encontrar menos
efeitos significativos.

Testes como o Duncan são mais aconselháveis em casos onde a resposta medida
possui alta variância (respostas instáveis) e assim a chance de cometer
erro tipo II  (Erroneamente aceitar H0) á alta. Não sei se esse é seu caso.

A discussão sobre qual teste utilizar é complexa e obviamente tem de levar
em consideração muito mais fatores que os levantado aqui. Acredito que
outros colegas com uma visão mais profunda contribuirão muito para essa
discussão.

Att

Em 21 de março de 2017 13:31, fúlvia cristina oliveira via R-br <
r-br em listas.c3sl.ufpr.br> escreveu:

> Boa tarde
> Eu estou tentando rodar os dados de um experimento com dois fatores, os
> dados estão desbalanceados
> Eu preciso fazer o desdobramentos desses dados?
> Outra duvida é sobre os teste de comparação de médias para DIC com dados
> desbalanceados, no teste de Tukey não houve diferenças para p<0.05, mas no
> teste de Duncan eu obtive diferença significativa. Qual teste eu devo levar
> em conta? Posso ser questionada se usar o Duncan?
>

> Fúlvia Cristina Oliveira
> Bióloga - UFMS
> [...]

Fernando Souza
Zootecnista, DSc. Produção e Alimentação Animal
Celular: (31)99796-8781 (Vivo)
E-mail:nandodesouza em gmail.com <e-mail%3Anandodesouza em gmail.com>
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6519538815038307
Blog: https://producaoanimalcomr.wordpress.com/