[R-br] Digest R-br, volume 78, assunto 2

Diogo Braga Mendes dbmest em gmail.com
Sexta Junho 9 15:13:19 -03 2017

Olá José.

Como dito é difícil ajudá-lo sem o código. Mas, a partir das mensagens
fornecidas pelo R, deve haver um problema de separabilidade ou quase
separabilidade (previsão perfeita) nos seus dados que é caracteriza quando
a resposta não varia entre os níveis dos fatores no modelo.

Vc pode checar isso com:

fn<-function (x) {c(soma = sum(x), obs = length(x))}

aggregate(as.numeric(resposta) ~ fator_1+fator_2+...+fator_k, fun =
fn, data = seusDados)

Provavelmente a coluna *soma *será 0 ou será igual a coluna *obs* para pelo
menos 1 cruzamento dos k fatores (qualitativos) em seu modelo.

Diogo Braga Mendes
- Estatístico do IPAMB-Belém/PA.
- Mestre em Estatística-PPGME/UFPA.
- Bacharel em Estatística, CONRE 9558.
- Fone: (91) (TIM) 98239-7799 / (CLARO) 98416-3098

O âmago da ciência que sempre se apresenta como a mais importante no que
refere a resultados práticos, é a pesquisa altamente teórica e abstrata
nascida da infatigável curiosidade, exibilidade e força da razão humana -
Andrei Sakharov