[R-br] geom_boxplot

fabianidenise em gmail.com fabianidenise em gmail.com
Sexta Julho 21 08:36:35 -03 2017

Bom dia listeiros, estou com uma dúvida, e talvez alguém possa me  indicar alguma maneira de resolver.

Estou com uma série histórica de dados diários de chuva, e preciso fazer um boxplot dos valores agregados mensalmente.

DATA	CHUVA
01/01/1980	5
02/01/1980	0
03/01/1980	0
04/01/1980	0
05/01/1980	0
06/01/1980	0
07/01/1980	4,9
08/01/1980	34
09/01/1980	5,6
10/01/1980	8
11/01/1980	0
.
.
.
 Até  aí td bem, consegui executar pelas  linhas  de comando abaixo:
P1 <- ggplot(dados,aes(format(as.Date(DATA), "%m"), CHUVA)) + geom_boxplot()
P1

No entanto, como para a  variável chuva esses valores  diários  não fazem muito  sentido para  a minha análise, preciso fazer um boxplot aggregando esses valores pela soma mensal.

Alguém teria alguma dica de como posso fazer isso?

Muito obrigada,
Fabiani