[R-br] CFP - IV WORKSHOP DE CIÊNCIA DE DADOS EDUCACIONAIS (WCDE’2017)
Jorge Cavalcanti
jorgeluiscavalcanti em gmail.com
Quinta Julho 20 19:04:48 -03 2017
------------------------------------------------------------
----------------------------------------------
*IV WORKSHOP DE CIÊNCIA DE DADOS EDUCACIONAIS (WCDE’2017)*
(antigo WORKSHOP DE MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS)
VI Congresso Brasileiro de Informática em Educação (CBIE’2017)
Recife, 30 de Outubro a 02 de Novembro de 2017
https://sites.google.com/view/wcde/
------------------------------------------------------------
----------------------------------------------
*Sobre o evento*
A análise de dados educacionais, de uma maneira geral, representa uma área
de pesquisa emergente em Informática em Educação para o desenvolvimento de
métodos que exploram dados oriundos de ambientes educacionais e também
administrativos com a finalidade de entender melhor os estudantes e os
cenários em que eles aprendem.
Dentro deste contexto, nas últimas três edições do Congresso Brasileiro de
Informática em Educação (CBIE) esta temática estava sendo parcialmente
tratada no Workshop de Mineração de Dados Educacionais (WMDE), por meio de
tópicos de interesse que se restringem a dados gerados em ambientes de
ensino-aprendizagem e com a aplicação de tarefas de mineração de dados como
predição (regressão, séries temporais e classificação), agrupamento ou
associação de dados, resultando em descobertas de conhecimento intrínseco
nos dados. Contudo, ainda há outras áreas de pesquisa nesta temática como é
o caso de Learning Analytics (LA) que faz uso de técnicas de análises de
dados,incluindo tarefas de mineração de dados, para confirmar hipóteses
colocadas em atividades de ensino que envolvem a aprendizagem do aluno,
fomentando assim recursos analíticos ao tutor para entendimento e
aprimoramento do ensino-aprendizagem. Por fim, existe também a temática de
Academic Analytics (AA) que tem na essência as mesmas abordagens de
análise utilizadas em MDE e LA, porém com alteração na fonte de dados,
nesse caso advindo de sistemas educacionais administrativos.
Como proposta de englobar as três áreas de pesquisa, uma vez que o foco
principal de todas estas é analisar dados educacionais para o aprimoramento
do ensino e aprendizagem, neste ano se fez a alteração do nome do workshop
para Ciência de Dados Educacionais, ampliando o escopo do evento para uma
abordagem mais ampla da temática análise de dados e fomentando a Comunidade
de Informática em Educação um fórum para atualização, discussão e aplicação
de pesquisas que tem como premissa o uso de dados oriundos da educação.
O WCDE é parte do Congresso Brasileiro de Informática da Educação (CBIE),
um evento anual da SBC, que ocorrerá este ano em Recife entre os dias 30 de
Outubro e 02 de Novembro. Informações adicionais sobre o CBIE estão em
https://sabertecnologias.com.br/cbie/.
*Tópicos de Interesse*
A lista abaixo apresenta alguns tópicos iniciais de interesse deste
workshop. Porém, ela não é estritamente limitante quanto aos assuntos que
podem ser tratados em Ciência de Dados Educacionais.
• Modelagem analítica de Bancos de Dados Educacionais e integração com
Dados Abertos (Open Data);
• Mineração de Dados Educacionais e Personalização da Aprendizagem;
• Infra-estrutura para análise de dados educacionais;
• Aplicação de análise de dados educacionais no ensino (Superior ou
Educação Básica);
• Integrando dados educacionais e Internet das Coisas (IoT);
• Análise de dados em ambientes emergentes pedagógicos como jogos
educacionais, MOOCs e Sistemas Tutores Inteligentes;
• Análise de dados na aprendizagem social e colaborativa;
• Melhores práticas para adaptar o estado da arte das técnicas analíticas
de recuperação de informação, sistemas de recomendação, análise de redes
sociais, mineração de opinião para o domínio educativo;
• Abordagens, métodos, algoritmos e ferramentas de analítica;
• Análise de dados em apoio a tarefas educacionais administrativas;
• Uso de dados combinados com teorias para a compreensão da aprendizagem;
• Métricas de aprendizagem e avaliação;
• Aprendizagem adaptativa e personalizada;
• Valores, éticas e leis sobre os dados educacionais;
• Visualização de Dados Educacionais;
• Processos e metodologias para análises de dados educacionais.
*Datas importantes*
• Data limite para submissão de artigos: *20/08/2017*
• Notificação de artigos aceitos: *08/09/2017*
• Entrega da versão final dos artigos (com copyright): *15/09/2017*
• Data limite para inscrição de pelo menos um autor por trabalho:
* 15/09/2017*
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://listas.inf.ufpr.br/pipermail/r-br/attachments/20170720/90fed5fa/attachment.html>
Mais detalhes sobre a lista de discussão R-br