[R-br] problema em rJava

Karina Rebuli karina.rebuli em gmail.com
Segunda Janeiro 30 07:41:15 BRST 2017

Bom dia, Christina.

Concordo com oThiago, o caminho é esse mesmo: primeiro deixar o Java ok e
instalar o rJava (depois o xlsx vai rodar certinho).

Só faço a ressalva de que para o rJava funcionar, precisa ter o JDK (Java
development Kit) instalado - não é o Java "usuário final". Então primeiro
instale o JDK. Para saber se tem o JDK instalado, rode o comando java
-version no terminal.

Caso ainda persista alguma dúvida com o rJava ou JDK é importante nos
informar qual o seu sistema operacional ;)

Abs,
Karina