[R-br] Referências para justificar o uso de teste de médias baseados em preditores lineares [OFF-TOPIC]

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Terça Fevereiro 28 15:53:09 BRT 2017

Prez em dos,

Como a resposta do Walmes está completa, no meu [humilde] ponto de vista (e
bate com minha experiência), gostaria de tentar aditar oferecendo uma
abordagem complementar mais intuitiva, mas que pode abrir a famosa lata de
minhocas (*can of worms*) como gostam de colocar os americanos:

Antes de mais nada é necessário que a gente tenha consciência e clareza do
objetivo do porquê se está a comparar as médias em primeiro lugar:

SE a comparação das médias serve para obter uma estimativa a granel da
população (*bulk*) como, por exemplo, um sociólogo que quer discorrer sobre
quanto cada cidadão de vários países contribui da sua renda *per capita* com
os gastos militares do seu país, então a comparação das médias usando-se a
distribuição gaussiana e invocando o CLT seria suficiente para atingir os
objetivos, mesmo sabendo-se que distribuição da renda nas populações deve
ser outra (talvez Pareto fosse mais apropriada).

SE a comparação das médias é um artifício para fazer um *teste
paramétrico* entre
várias distribuições, então a primeira coisa que precisamos encontrar é
qual seria a distribuição teórica dessas populações e então achar os
parâmetros, do qual a média finda sendo a rainha do baile, embora a gente
deveria prestar a atenção nos outros, mas isto é para debater em outro
post. . .!

Portanto, na minha opinião enquanto o Alexandre não esclarecer qual é
objetivo da sua análise, tanto os revisores como a explicação data acima
são veredicto cujo juri não pode decidir.

HTH
--
Cesar Rabak