[R-br] Teste t para amostras independentes

Diogo Jerônimo diogojose21 em yahoo.com.br
Terça Agosto 22 14:20:42 -03 2017

Boa tarde a todos!!!
Ana Paula, normalidade de dados ser observada para ambas as amostras. Se elas são independentes, recai novamente na alternativa não-paramétrica, ou seja, aplicando testes não-paramétricos, como os de Kruskal-Wallis e Mann-Whitney.
Esperando ter ajudado, Diogo JerônimoBacharel em Ciências Estatísticas - ENCE/IBGEMestre em Metrologia - PUC-Rio/PósMQICONRE: 8514 - SÉRIE ACel:(21)99680-8535Email: diogojose21 em yahoo.com.brhttp://lattes.cnpq.br/8996149312896520
 De: ana paula coelho madeira via R-br <r-br em listas.c3sl.ufpr.br>
 Para: lista R <r-br em listas.c3sl.ufpr.br>
 Enviadas: Terça-feira, 22 de Agosto de 2017 14:02
 Assunto: [R-br] Teste t para amostras independentes

 <!--#yiv4110207471 P {margin-top:0;margin-bottom:0;}-->Prezados colegas ,
Boa tarde! Preciso de uma ajuda no que se refere ao teste de comparação de médias de duas amostras. Tenho duas amostras  independentes.  Sei que para normalidade em ambas as amostras posso usar o t e se não for normal, uso não paramétrica.  Mas como proceder diante ao fato de uma amostra ter distribuição normal e a outra não.Desde já agradeço
Ana Paula