[R-br] Parcela Subdividida

Angélica Ricarte angelica.ricarte em hotmail.com
Terça Setembro 27 15:23:23 BRT 2016

Cesar Rabak e demais colegas, boa tarde.

Agradeço o retorno e peço desculpas pela demora em responder esta postagem.

Respondendo os questionamentos:

- Por que então que você constrói (especifica) o seu termo Error como PARC:REP?

R: o modelo da anova que eu utilizei [mod<-aov(var~PARC*SubP+Error(PARC:REP))] retirei de outras postagens feitas no fórum e também o vi em outras consultas, portanto, não sei o porquê do "Error como PARC:REP" (e gostaria de entender), mas entendo que seria o erro referente às parcelas ('Erro a' do resultado da anova). Em todas as minhas consultas o modelo para parcela subdividida é sempre este, mas comigo não funcionou (ou melhor, funcionou, mas apareceu uma mensagem de erro, como mostrado anteriormente). Entendo que se eu não inserir o termo do 'Error', a análise será gerada considerando um esquema fatorial.

- Ou fazendo uma pergunta mais próxima da teoria da análise que você quer fazer (uma ANOVA com medidas repetidas), qual é o erro "dentro" que você quer levar em conta na sua ANOVA?

R: como dito anteriormente, o erro referente à Parcela (Erro a), visto que no resultado da anova devo ter dois Erros (a e b).

- Outra perguntinha: você entende que ao especificar o termo erro você reduziu o número de pontos para ajuste para dez e esse é o número de fatores PARC vezes o número de parcelas SubP?

R: não consigo compreender isto.

Se você, ou alguém aqui do fórum, puder me ajudar, agradeço muito, estou ansiosa para resolver este problema. Se eu estiver errada em algum ponto, por favor, corrijam-me. Se o problema está no modelo, qual seria o que eu poderia utilizar para parcela subdividida (PS) (tenho um experimento em DIC, com parcelas subdividas (2 x 5) e 4 repetições)?

Em suma, meu objetivo é gerar o resíduo (que não sei se utilizei o comando correto, visto que é uma PS) para poder realizar o teste de Shapiro-Wilk (SW), pois o quadro da anova que utilizo é aquele do pacote 'ExpDes.pt' (e, infelizmente, para o caso de PS este pacote não apresenta o resultado do teste de SW). Assim, se houver uma solução ainda mais simples para que possa atingir este objetivo, peço, por gentileza, que me apresentem.

Muito obrigada.

Aguardo retorno.

Att.,

Angélica.