[R-br] Extração de dados climáticos

Thiago V. dos Santos thi_veloso em yahoo.com.br
Sexta Setembro 23 17:01:36 BRT 2016

Ana Paula,

Tenho achado melhor não converter os dados extraídos em data frame, e sim mantê-los como matriz. No caso do seu script, substitua as linhas correspondentes pelo seguinte:

vals <- extract(b, coords)
df <- data.frame(idx, t(vals))

Caso o arquivo tenha muitas camadas de datas, a extração pode ser lenta. Se for o caso, antes da extração, pode ser conveniente recortar o arquivo climático usando as suas datas de interesse. Por exemplo:

# Subset by date
date1="2010-01-01"
date2="2010-12-31"
b.sub <- subset(b, which(getZ(b)>=as.Date(date1) & getZ(b)<=as.Date(date2)))

Espero que ajude,
 -- Thiago V. dos Santos

PhD student
Land and Atmospheric Science
University of Minnesota

On Friday, September 23, 2016 7:43 AM, ana paula coelho madeira via R-br <r-br em listas.c3sl.ufpr.br> wrote:

________________________________

Prezados colegas, bom dia!

Então, é o seguinte, no site http://berkeleyearth.org/ eu tenho dados de temperatura média de toda a terra. Eu preciso extrair de acordo com os meus pontos geográficos, a temperatura média anual para cada ponto. Só que eu tenho os específicos que eu preciso. Comecei o script de forma que eu pudesse extrair para um ponto específico e para todos os anos, para depois arrumar o script para fazer para todos os meus pontos e anos de interesse.

Segue o script utilizado!

library(raster)

b <- brick("D:/Documentos/Desktop/analises_cap2/dados_climaticos/precipt.nc", varname <- "precip")
print(b)

idx <- getZ(b)
coords <- matrix(c(-55, -10), ncol = 2)
vals <- extract(b, coords, df = T)
df <- data.frame(idx, t(vals)[-1,])

rownames(df) <- NULL
names(df) <- c('date','value')
head(df)

Seguindo o script no local onde deveria apresentar as variáveis extraídas , aparece NA. Alguém já fez este tipo de extração? Peço ajuda.

Desde já, muito obrigada.

Ana Paula