[R-br] ajuda com implementação de Programação Linear com o R - constrOptim

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Quarta Maio 25 17:54:47 BRT 2016

Caro Cleber,

Naturalmente, você pode usar uma otimização não linear, mas não vejo mais
como um problema de PL, mas sim como um problema de otimização.

SE eu entendi seu exemplo (e se ele não apenas "teórico", mas sim o tipo de
problema que você quer resolver) me parece que haveria uma oportunidade de
transformá-lo de um não linear (a sua função objetivo é um produto) para um
linear se você aplicasse algum tipo de transformação nele (sem pensar muito
nas restrições, a aplicação de logaritmo na função objetivo a tornaria
"linear" [de produto em soma de variáveis]).

O "espinho", me parece, ficaria nas últimas duas restrições.

Outra "particularidade" sobre a maneira que você descreve o seu problema é
que as "condições de contorno" são igualdades, quando geralmente as
restrições em problemas de otimização costumas ser desigualdades (
*inequações*), com as igualdades você tem é um sistema de equações, e
deveria analisá-lo como tal.

HTH
--
Cesar Rabak