[R-br] Modelo Misto - Parcela Subdividida em DIC

Fernando Antonio de souza nandodesouza em gmail.com
Quinta Maio 12 14:20:59 BRT 2016

Caros colegas, estou com a seguinte dúvida e gostaria de discutir com vocês.

Estou com dados de um experimento realizado em esquema de parcela subdividida
em delineamento inteiramente casualizado. Há dois fatores experimentais A ( 2
níveis) e B (dois níveis) e a resposta Y foi medida repetidamente em tempos
diferentes ( 23 tempos), sendo o tempo a subparcela. Eu pretendo analisá-lo
através de Modelo Misto, utilizando a função lme{nlme}. A minha dúvida é sobre
a declaração do modelo aleatório a ser analisado.

Neste tipo de experimento a parcela será cada unidade experimental K que
recebeu o nível i do tratamento A e nível j do tratamento B e a subparcela o
tempo. Estou certo?  O modelo aleatório (descreve o erro entre parcelas) então
será a interação entre os fatores A e B  e repetição (K)? O meu entendimento
está correto?

O codigo abaixo não é reproduzível, serve apenas para ilustrar o que estou
pensando.

parcela<\- with(dados, interaction(A,B,K))

modelo<-lme(fixed=Y~A*B*Tempo, random=1|Parcela, data=dados)

Atenciosamente

Fernando Souza
Zootecnista, DSc. Produção e Alimentação Animal
celular: (31)99796-8781 (Vivo) / (31)97358-4685 (Tim)
e-mail:nandodesouza em gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6519538815038307
blog: https://producaoanimalcomr.wordpress.com/