[R-br] obter data.frames com mesmas dimensões

Leonardo Fontenelle leonardof em leonardof.med.br
Segunda Junho 27 18:59:05 BRT 2016

Em Sáb 25 jun. 2016, às 16:50, Heloíse Pavanato escreveu:
> Oi Leonardo,
>
> Obrigada pela sua ajuda.
>
> Coloquei o arquivo rda no Dropbox. Veja se consegue abrir agora.
>
> https://www.dropbox.com/s/wg5zmqud4q62yng/dataC.inia.rda?dl=0

Obrigado, desta vez consegui baixar os dados.

> Eu tenho duas ocasiões amostrais que deveriam ser equivalentes. Porém,
> na primeira (rep1C) tenho mais meses amostrados. Gostaria de preencher
> a segunda ocasião (rep2C) com os meses faltantes para que fique igual
> ao primeiro data.frame.

De fato, não é fácil inserir linhas dentro de um data.frame
"empurrando" para baixo" as outras linhas. Deve haver algum modo
elegante de fazer isso com data.table, mas eu não tenho prática com
essa forma de usar o pacote / a classe. Uma forma seria você criar um
data.frame para a segunda amostra utilizando como molde o data.frame da
primeira amostra, e então povoar o segundo data.frame com os dados da
segunda amostra. Naturalmente, isso só vai observar se todas as
observações na segunda amostra tiverem uma correspondência em alguma
observação na primeira amostra.

Ainda não entendi qual é a forma de analisar os dados que a obriga a
criar essas linhas com valores faltantes.

Att,

Leonardo Ferreira Fontenelle[1]

Links:

  1. http://lattes.cnpq.br/9234772336296638