[R-br] Inserir valores em gráfico de barras

Sergio Pinto smp10bmc em gmail.com
Quinta Julho 28 21:37:55 BRT 2016

Prezados

Tenho um banco de dados de prevalência de dor em dançarinos de frevo.
Nele aparece uma variável dicotômica descrita a seguir:
> Dor_antes_Frevo
 [1] sim sim não não não sim sim não sim não sim não não sim sim sim sim
sim não sim
[21] sim sim sim não sim sim não não sim não não sim não não não não sim
não sim sim
[41] não sim sim sim sim sim não não sim sim sim sim não não não sim não
sim sim sim
[61] não sim não não sim sim não não sim não não não não
Levels: não sim

Pretendo construir um gráfico de barras com os valores de sim e de não.
Gerei uma tabela da seguinte forma:

> taba <-table(frevo$Dor_antes_Frevo)
> taba

não sim
 34  39
Estes são os valores que gostaria de inserir sobre cada barra do gráfico.
Escrevi este comando:

> barplot(taba, main = "Prevalência de dor", ylim = c(0,40))

O gráfico aparece perfeitamente. porém sem os valores.
Vi no acervo desta lista um comando que achei que seria adequado para o meu
caso que foi:

> localdor<- barplot(taba, main = "Prevalência de dor", ylim = c(0,40))

Para criar uma variável..
> localdor
     [,1]
[1,]  0.7
[2,]  1.9

Aqui já achei esquisito pois acredito que deveria aparecer 34 e 39.
 Depois escrevi o seguinte comando:
> text(localdor,barplot(taba, main = "Prevalência de dor", ylim = c(0,40)))

Não consegui. Apareceu 1 e 2 nas barras.
Talvez minha dúvida seja de iniciante mas peço alguma luz .
Estou usando o R- studio Version 0.99.902 e o R 3.3.0

Desde já agradeço a atenção

*Sergio Medeiros Pinto*
Doutorando em  Ciências Médicas UERJ
Prof. de Educação Física