[R-br] Ponderação de uma variável de amostra - Censo demográfico

Paulo Dick paulopcdick em gmail.com
Quarta Julho 20 17:35:14 BRT 2016

Marcelo,
Tome cuidado com o tipo que o R está entendendo sua variável. Por exemplo,
se ela é binária com códigos 1 e 2, mas esta lida como numérica, isso afeta
suas estimativas e pode ser a causa do total que você obteve. A função
as.factor() ajuda.

Em quarta-feira, 20 de julho de 2016, Leonardo Fontenelle via R-br <
r-br em listas.c3sl.ufpr.br> escreveu:

> O pacote "survey" lhe permite incorporar a ponderação amostral, inclusive
> com intervalos de confiança corretos. Se você só estiver interessado em
> estimativas pontuais de médicas, existe a função weighted.mean() do pacote
> padrão "stats".
>
> Leonardo Ferreira Fontenelle <http://lattes.cnpq.br/9234772336296638>
>

> Em Qua 20 jul. 2016, às 08:59, Marcelo Santana Camacho via R-br escreveu:
>
> Obrigado pela resposta Rodrigo,
>
> Cheguei a fazer isso, mas quando somei tudo para conferir se batia com a
> população em 2010 deu 325 milhões, enquanto que a população era de 190
> [...]

*Paulo Dick*
Estatístico / Epidemiologia em Saúde Pública
Tel.: (55 21) 99591-2716