[R-br] Automatização de contrastes pela combinação de níveis para PERMANOVA

ASANTOS alexandresantosbr em yahoo.com.br
Quarta Fevereiro 17 21:27:27 BRST 2016

Obrigado pela resposta Walmes,

           Estou tentando fazer testes two-way post-hoc para dados
multivariados, isso baseado em testes one-way post-hoc que tenho
encontrados na literatura, que usam TukeyHSD() que foi desenvolvidos
para dados univariados, mas veem sendo usados para dados multivariados,
como em:

### <code r>
require(vegan)

##Dados multivariados artificiais
spdf <- matrix(NA, 60, 4, dimnames = list(1:60, c("sp1", "sp2", "sp3",
"sp4")))
spdf <- as.data.frame(spdf)
spdf$sp1 = rnorm(60, 1)
spdf$sp2 = rnorm(60, 1)
spdf$sp3 = rnorm(60, 1)
spdf$sp4 = rnorm(60, 1)

##Criação de três tratamentos
treat <- gl(3, 20, labels = paste("t", 1:3, sep=""))

## Uso de Tukey HSD () para comparação para a par, indicando qual
tratamento é diferente do outro
envdist <- vegdist(spdf, method="euclidean")
betadisp <- betadisper(envdist, treat, type=c("centroid"))
TukeyHSD(betadisp)
### </code>

              Sendo abordagens como essa consenso? ou são sujeitos a
discussão?

Obrigado,

Alexandre dos Santos
Proteção Florestal
IFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Campus Cáceres
Caixa Postal 244
Avenida dos Ramires, s/n
Bairro: Distrito Industrial
Cáceres - MT                      CEP: 78.200-000
Fone: (+55) 65 8132-8112 (TIM)   (+55) 65 9686-6970 (VIVO)
e-mails:alexandresantosbr em yahoo.com.br
         alexandre.santos em cas.ifmt.edu.br
Lattes:http://lattes.cnpq.br/1360403201088680
OrcID: orcid.org/0000-0001-8232-6722
Researchgate:https://www.researchgate.net/profile/Alexandre_Santos10