[R-br] Mapas no R - para iniciantes

Pedro Emmanuel Alvarenga Americano do Brasil emmanuel.brasil em gmail.com
Quarta Fevereiro 17 18:15:16 BRST 2016

Ei Eder e Elias,

O material indicado é bem o que eu queria pra começar mesmo. Muito
obrigado. Já percebi que no pacote ggmap não há uma funçao georef, mas há
uma geocode que consegue capturar do google maps e alternativamente do
datascience toolkit o georeferenciamento a partir do endereço. Achei
engraçado que quando eu pego a saida do console do R de qualquer
localização de endereço do rio de janeiro e colo no sitio do google maps,
as localizações são todas no atlantico sul, no meio do oceano. Mas isso
deve ser por conta de alguma diferença de escalas que eu ainda não saquei
qual é.

Muito obrigado e abraço forte,

Pedro Brasil