[R-br] Mapas no R - para iniciantes

Éder Comunello comunello.eder em gmail.com
Terça Fevereiro 16 17:21:29 BRST 2016

Pedro, boa tarde!

De início sugiro a leitura do capítulo 11 (Mapas) do livro "R para
Cientistas Sociais" de Jackson Aquino:
<http://www.uesc.br/editora/livrosdigitais_20140513/r_cientistas.pdf>

Outro bom material: "Introdução à análise de dados espacialmente
referenciados" de Elias Krainski, disponível em <
http://www.leg.ufpr.br/lib/exe/fetch.php/pessoais:elias:cursos:introestatespacareas2012.pdf
>.

Posteriormente, pode consultar a memória da lista.
Por exemplo, tem uma discussão sobre a obtenção de coordenadas a partir de
endereços usando Google Maps em:
<
http://r-br.2285057.n4.nabble.com/R-br-georeferenciamento-CEP-Curitiba-tt4664369.html

​
Éder Comunello
Agronomist (UEM), MSc in Environ. Sciences (UEM)
DSc in Agricultural Systems Engineering (USP/Esalq)
Brazilian Agricultural Research Corporation (Embrapa)
Dourados, MS, Brazil |<O>|
GEO, -22.2752, -54.8182, 408m
UTC-04:00 / DST: UTC-03:00