[R-br] Mapas no R - para iniciantes

Pedro Emmanuel Alvarenga Americano do Brasil emmanuel.brasil em gmail.com
Terça Fevereiro 16 16:15:11 BRST 2016

Amigos de R,

Estou me envolvendo num projeto em que um dos resultados interessantes
seria fazer um ou mais mapas como na função SpatialEpi::plotmap.

install.packages(SpatialEpi)
library(SpatialEpi)
example(plotmap)

Eu não tenho qualquer intimidade com análise espacial, isso é novidade pra
mim. Estamos elaborando alguns versões preliminares do formulário de
coleta, que será aplicado por entrevistadores a pacientes quando estes
forem atendidos em unidades de saúde. A minha pergunta é: que informação é
necessaria para poder gerar um mapa como esse? Entendi que para gerar o
grafico ha informações referentes aos limites dos municípios, há informação
referente a incidênica em cada município e há uma localizaçao do município.
Se eu quiser por example fazer uma mapa do Brasil, eu consigo fazer a
partir dos endereços (rua + cidade + estado + cep) contidos nos
formulários? se for possível, há alguma ferramenta para gerar coordenandas
espaciais a partir do endereço? Se não for possível, qua informações seriam
necessárias? Lembrando que se com coordenadas de GPS inviabiliza o projeto.

Pretendo investir um tempo nesse ano pra estudar os caminhos pra isso, mas
agora eu preciso mesmo é um bizu para montar a proposta de formulário
inicial. Se puderem indicar um tutorial, ou algum texto para iniciantes eu
tambem agradeceria.

Abraço forte,

Pedro Brasil