[R-br] Importação de planilha de contingência

Marie-Christine . machris55 em hotmail.com
Segunda Fevereiro 15 16:15:46 BRST 2016

Olá Thiago,Desculpa. Sou nova aqui neste fórum e não sabia a maneira mais correta de expor a minha dúvida.Talvez eu deva contextualizar, antes de tudo, melhor o caso de uma das minhas planilhas.Abaixo exponho-lhe parte da minha planilha:Abu spAbu vaiAca biAS-A-C000AS-A-D100AS-B-A101AS-B-B000AS-B-C000AS-B-D000As linhas da primeira coluna correspondem às minhas estações de amostragens (AS-A-C, etc). Já a primeira linha da 2 a 3 coluna corresponde ao nome das minhas espécies estudadas (Abu sp, etc), com suas respectivas abundâncias para cada estação de coleta.Para importar esta planilha eu usei tanto a função read.csv() quanto read.table() e read.delim().No caso da função read.csv usei os argumentos básicos (sep=";" e header=T). A mesma coisa fiz báscimanete com o read.table.Para função read.delim() eu descobri que, se eu acrescentar o argumento check.names=FALSE, eu consigo importar a planilha da forma desejada. Isto é, obtenho um data.frame na forma de tabela de contingência sem o ''X'' no lugar da primeira célula.O problema, contudo, é que dessa forma o R interpreta minha primeira coluna como sendo um fator com 23 níveis. Eu preciso que  as estações também sejam interpretadas como um cabecalho. Se, por exemplo, você der um View(aravo$spe - exemplo do pacote ade4), observe que as estações de coleta constam como cabecalho (as linhas não estão enumeradas).No meu caso, como o R lê a minha primeira linha como um fator, quando dou um View() da minha planilha, minhas linhas estão enumeradas e só depois delas é que começa a planilha.No caso quando eu uso a função ftable() do pacote stats, aparece a seguinte mensagem de erro:Error in table(x, exclude = exclude) :   attempt to make a table with >= 2^31 elementsE quando eu uso a função read.xls() do pacote gdata, o seguinte erro aparece:Error in findPerl(verbose = verbose) :   perl executable not found. Use perl= argument to specify the correct path.Error in file.exists(tfn) : invalid 'file' argumentEu já tentei modificar esse argumento "perl", mas de nada adiantou.Bom, não sei se consegui ser clara o suficiente desta vez. Caso não, posso tentar detalhar mais e inclusive te enviar a minha planilha para dar uma olhada.Desde já muito obrigada pela sua atenção

Date: Mon, 15 Feb 2016 12:03:25 -0200
From: thiago.serafim em gmail.com
To: r-br em listas.c3sl.ufpr.br
Subject: Re: [R-br] Importação de planilha de contingência

Olá Marie.É difícil te ajudar se você não fornecer algumas informações básicas.
"Sempre que importo, o R atribui um ''X'' no lugar da primeira célula da minha planilha, aonde, contudo, não deveria constar nada."Que função você usou para "importar" o arquivo? Com quais argumentos? Tentou usar outros argumentos? Quais?
"Já tentei usar a função ftable() e read.xls(), mas não consegui aplicá-las."
Não conseguiu aplicar porque? O que acontece? Também aparece X na primeira célula? Ocorre um erro? Se sim, qual a mensagem?
Quais pacotes você está usando? Quando executo read.xls(), recebo a mensagem "Error: could not find function "read.xls""
Acho que esse é um bom começo.
Atenciosamente,Thiago

Olá,
Estou querendo fazer uma análise RLQ pelo pacote ade4. Para isso, preciso fazer uso de diversas funções do pacote, tais como dudi.coa(), dudi.hillsmith() e dudi.pca().Para fazer esta análise necessito usar três planilhas diferentes, cada qual está no formato de contingência (vide exemplo do pacote com o banco de dados ''aravo'').Entretanto estou com problemas para importar as minhas planilhas do excel (que já estão no formato de tabela de contingência) e aplicar essas funções em cima delas.Sempre que importo, o R atribui um ''X'' no lugar da primeira célula da minha planilha, aonde, contudo, não deveria constar nada.Já tentei usar a função ftable() e read.xls(), mas não consegui aplicá-las.

Alguém teria alguma solução para resolver o meu problema?

Att.,

Marie