[R-br] Abrir Arquivo de Extensão .nc

Thiago V. dos Santos thi_veloso em yahoo.com.br
Quarta Fevereiro 10 15:39:55 BRST 2016

Yury,
A alternativa mais conveniente para ler arquivos netcdf no R é usar o pacote "raster", pois o objeto resultante já é um "mapa", inclusive geo-referenciado quando é o caso.
Caso o arquivo que você precisa ler tenha apenas uma camada, por exemplo, um mapa de vegetação ou coisa parecuda, basta fazer isso:
r <- raster("caminho-do-seu-arquivo")plot(r)
Caso o seu arquivo seja multi-camadas (por exemplo a saída de algum modelo climático com várias datas no mesmo arquivo), é melhor ler o arquivo como um raster brick:
b <- brick("caminho-do-seu-arquivo")plot(b,1) # plota a primeira camada do objeto
Outra dica: se você precisa apenas visualizar rapidamente o conteúdo do arquivo, é melhor usar o ncview ou o Panoply. Hope this helps, -- Thiago V. dos Santos
PhD studentLand and Atmospheric ScienceUniversity of Minnesota