[R-br] Abrir Arquivo de Extensão .nc

Yury Duarte yurynepomuceno em gmail.com
Quarta Fevereiro 10 14:56:44 BRST 2016

Boa tarde colegas programadores!

Estou com alguns problemas em trabalhar com arquivos de extensão .nc.
Acredito que esses são arquivos do tipo raster.
Baixei os pacotes ncdf4; ncdf.tools e o RNetCDF.
Com nenhum desses pacotes consegui fazer a leitura do arquivo, até o
momento.
Estou selecionando o diretório de onde irei buscar os arquivos .nc e em
seguida uso o comando library() para instalar um dos três pacotes que
mencionei acima.
Feito isso, o próximo passo sugerido pelo R é usar um comando
open.nc/open.ncdf (dependendo do pacote escolhido), entretanto o R não
reconhece os comandos open.
Alguém tem familiaridade com esse tipo de arquivo e pode me dar uma ajuda
nessa questão?

Desde já, agradeço pela disponibilidade de todos!

Abs

Yury Duarte
Engenheiro Agrônomo - ESALQ/USP