[R-br] dose-resposta

Walmes Zeviani walmeszeviani em gmail.com
Segunda Dezembro 26 14:06:41 BRST 2016

Cesar,

Na análise existem duas variáveis: `Dose` (fator) e `dose` (numérica). Os
gráficos foram feitos com a primeira (Dose) mantendo o que o Maurício fez
mas o ajuste foi com a `dose` numérica pois só assim é possível determinar
a DL_50. Se permite uma observação, posso estar errado inclusive e não me
recordo de uma definição formal, mas acredito que na ANCOVA é quando se
utiliza uma variável contínua (fazendo uma regressão) mas ela entra como
"bloco", ou seja, para explicar variação nos dados porém sem haver
interesse do pesquisador em explicar esse efeito. Esse é o caso do peso
inicial de animais e idade em experimentos de nutrição (aves, suínos,
bovinos, etc) e o caso de plantas por parcela (stand) em experimentos
agronômicos no campo. No caso de usar um fator contínuo, como é o caso
desse experimento do Maurício, não sei se é aplicável o nome ANCOVA porque
a dose é um fator de interesse. Caso eu não tenha entendido a sua
observação, deixe-me saber.

À disposição.
Walmes.
​