[R-br] Criando pacotes com o Rstudio

Pedro Emmanuel Alvarenga Americano do Brasil emmanuel.brasil em gmail.com
Segunda Agosto 29 13:02:25 BRT 2016

Amigos de R,

Eu estou tentando organizar uma coleção de funções em um pacote utilizando
o Rstudio. Ja fucei na documentação do Rstudio e alguns sitios por ai mas
não consigui uma luz.

A minha questão é que tenho tres funções em um mesmo arquivo *.R, que
retornam a mesma análise mas por métodos diferentes.

Mais ou menos assim...

# bloco do roxygen2
#' Diferentes métodos para a mesma análise
#' @aliases f1 f2 f3
#'...
# bloco das funções
f1 <- function(arg1, arg2, arg3) {...}
f2 <- function(arg1, arg2, arg3) {...}
f3 <- function(arg1, arg2, arg3) {...}

O meu problema é que quando eu pressiono "Build & reload", o Rstudio não
retorna qualquer aviso ou erro, mas so carrega no pacote a primeira função.
Então, quando chamo a segunda ou terceira ele diz que a função não existe.
Eu já pensei até em separar as funções em diferentes arquivos, mas gostaria
muito de manter essa organização. Até o momento estou achando que preciso
fazer alguma configuração do devtools ou do Rstudio pra poder fazer
funcionar, mas não estou sabendo qual. Alguma luz de como resolver?

Abraço forte,

Pedro Brasil