[R-br] Normalização

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Sexta Abril 29 17:02:30 BRT 2016

Caro Elias,

Pensando de maneira mais geral, sem especifidade para s/necessidade de
fazer uma Rede Bayesiana, a análise para as variáveis "Smoke" x "Diabetes"
poderia ser feita com a diabetes considerada uma variável numérica ou
categorizada (com os nomes dados por você), aliás de forma análoga com a
pressão sistólica, etc.

Obviamente o tipo de análise seria diferente do ponto de vista
estatístico/matemático, ou melhor dizendo a "técnica" para analisar seria
especificamente diferente para levar em conta os tipos de dados.

Com essa sua resposta, acho que você está em dúvida se os seus dados devem
ser tratados como variáveis numéricas ou categóricas.

HTH
--
Cesar Rabak

> Obrigado pelo retorno Cesar
>
> O que quero dizer com normalização é o seguinte: meu algoritmo calcula
> dependências entre as variáveis, então minha dúvida é:
>
> Fica correto comparar Smoke com: "Yes" ou "No" vs Diabetes com: 83, 79,
> 130?
>
> Ou seria melhor (como penso) categorizar diabetes com "Sem diabetes",
> "Pré-diabetes", "Diabetes".
>
> Desulpe pela pergunta talvez obvia, embora tenha estudado estatística a
> uns dois anos, ainda me considero muito novo e com muito a aprender.

>>> Diabetes........: 83, 79, 130 (Nível de Glicemia)