[R-br] likfit (geoR), normalidade da variável e do resíduo do modelo Trend

Wagner Wolff wwolff em usp.br
Sábado Abril 2 12:07:30 BRT 2016

Olá pessoal a dúvida é a seguinte.
Preciso interpolar uma variável na qual não consegui normalizá-la pelo
BoxCox(); entretanto, a análise exploratória de tendência espacial indicou
um modelo para remoção da mesma; assim, passo a interpolar os resíduos
deste modelo, correto?
Sendo assim, posso desconsiderar a não normalidade da variável inicial e
apenas considerar a normalidade dos resíduos do modelo Trend?
Outra questão é se realmente preciso normalizar a Variável, é plausível
aceitar a normalidade dela por este gráfico abaixo? Acabei aceitando esta
condição e não tive problemas na obtenção dos meus parâmetros.

​Att.
Wagner Wolff