[R-br] sugestão análise experimento no tempo

Walmes Zeviani walmeszeviani em gmail.com
Terça Outubro 27 11:35:47 BRST 2015

A questão é: as 15 (ou 5) plantas foram mantidas juntas como uma unidade ou
não (de onde se removia 5 delas a cada intervenção) ou todas as plantas do
experimento (15 x 6 = 90 plantas), foram completamente casualizadas dentro
da área experimental? Mesmo que pareça insignificante, se as plantas foram
mantidas como uma unidade, todas juntas, bem próximas, elas devem ter
passado pelas mesmas condições de contorno, mesmo que seja em uma micro
escala. Posso imaginar então que foram irrigadas pela mesma pessoa,
recebido a mesma exposição ao sol, medidas no mesmo instante do dia,
colhidas no mesmo dia, encaminhadas para o laboratório nos mesmo
recipientes, teve os processos laboratoriais feitos pela mesma pessoa
usando os mesmo reagentes etc. O que eu quero dizer é até que ponto
"ambiente controlado" significa que as condições de contorno são as mesmas
ao longo da "vida" de cada unidade experimental? Na hora do planejamento e
também da análise, esse tipo de efeito/condições não podem ser
negligenciadas. Pelo que entendi, esse experimento tem 3 tamanhos de
unidade experimental. A maior é a unidade com 15 plantas onde incide o
efeito de hormônio (e todos os não controlados nessa escala), a média com 5
plantas onde incide o efeito de tempo (e todos os não controlados nessa
escala) e a planta onde incide todos os efeitos não controlados residuais
(nível mais inferior, sem mais fator de efeito controlado). Dito isso, o
modelo mais apropriado, considerando que estou certo nas minhas
especulações, é o de parcela subsubdivida. Tem um agravante aí é que se
existe apenas um grupo de 15 plantas (unidade experimental maior) para cada
nível de tipo de hormônio, então esse efeito (aleatório) de unidade está
confundido com o efeito (fixo) de hormônio. As 15 plantas ali dentro são
pseudo-repetições para o efeito de hormônio.

À disposição.
Walmes.
​