[R-br] sugestão análise experimento no tempo

Wagner Bonat wbonat em gmail.com
Domingo Outubro 25 21:11:53 BRST 2015

O que vc pretende fazer com a estrutura multivariada?
Vc esta assumindo que os tempos e as medidas repetidas são independentes?

Talvez realmente sejam, mas seria interessante testar. Uma estrutura
simples tipo compound symmetry, talvez já seja suficiente pra verificar se
existe alguma indicação de dependencia.

Em 25 de outubro de 2015 23:21, Maurício Lordêlo <mslordelo em gmail.com>
escreveu:

> Caros,
> Recebi os dados de um experimento sem a orientação prévia de um
> profissional
> da área de Estatística.
>
> Foram seis grupos de plantas, sendo que cada grupo tinha inicialmente 15
> plantas.
>
> Um desses grupos foi o controle e em cada um dos outros cinco grupos foi
>  aplicado um regulador de crescimento (hormônio).
>
> O esquema de aplicação/avaliação  de cada tratamento foi o seguinte:
>
> 1. Tempo zero: aplicação de cada um dos reguladores nos grupos;

> [...]

Wagner Hugo Bonat
Department of Mathematics and Computer Science (IMADA)
University of Southern Denmark (SDU) and
Laboratório de Estatística e Geoinformação (LEG)
Universidade Federal do Paraná (UFPR)