[R-br] Sugestão sobre etiqueta na lista

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Quinta Novembro 26 16:09:07 BRST 2015

Prez em dos,

Fiz uma rápida consulta ao "Guia de postagem" desta lista, e como ele está
em construção, gostaria de aproveitar o ensejo de uma postagem recente
nesta lista, que ficará evidente em seguida, evito citá-la diretamente.

Essa postagem, que insisto apenas me chamou a atenção de um número similar
em teor dela, tem como estrutura geral o seguinte:

OP:

> Estou usando o programa/SO/pacote X e estou tendo as
dificuldades/problemas/ dúvidas Y.

Resposta que coloco para análise dos colegas:

> O "programa/SO/pacote X" 'não funciona'/'é ruim'/'deve ser evitado' use o
"programa/SO/pacote Z" que alem de resolver "Y" vai <várias expressões de
julgamento de valor [que não ajudam em nada o OP]>.

Minha proposta é que o tipo de resposta acima seja desaconselhado,
especialmente se for baseado apenas em opinião "vazia", preconceito, ou
preferência que só pode ser definida como "pessoal" e não objetiva.

Por exemplo, se um certo pacote for "deprecado" tando pela equipa do CRAN
como eventualmente tenha sido descontinuado pelo desenvolvedor, uma
orientação sobre o novo pacote ou solução de contorno me parece OK, mas
dizer que "A" é melhor que "B" quando ambos os pacotes estão à disposição
me parece arbitrário, a menos que o proponente ofereça uma comparação
objetiva sobre sob quais aspectos "A" seria superior a "B".

Assim, críticas a determinada distribuição do Linux, uso do Windows em vez
de outro SO, e até mesmo a pejorativa denominação do sistema operacional
comercial da Microsoft de "ruindows" e equivalentes deveria ser
desencorajada na mesma alínea dessa orientação no Guia.

Deixo a sugestão para a lista para termos uma democrática e produtiva
discussão e inclusive para poder melhorar minha ideia e posterior inclusão
no Guia.

[]s
--
Cesar Rabak