[R-br] Resíduos e MCMCglmm

Wagner Bonat wbonat em gmail.com
Segunda Novembro 23 13:18:26 BRST 2015

1 - Se sua resposta for Gaussiana o residuo deve ser Gaussiano. Eu nao
tenho nenhuma experiencia com o pacote MCMCglmm, mas eu acho que vc esta
assumindo Gaussianidade pq vc nao especificou nenhuma distribuicao no
argumento family.
O envelope simulado que o Elias falou vai ajudar a interpretar o QQ-plot
que deve sim indicar que os residuos sao Gaussianos i.e. pontos dentro do
envelope.
Eu nao vi o qq-plot dos seus residuos talvez vc possa colocar aqui pra
gente ver.
 As vezes nas pontas fica meio estranho mesmo.

2 - Esses testes de normalidade esquece isso.

3 - Apesar da normalidade dos residuos ser importantes, muitas vezes isso
nao tem nenhum grande efeito na estimacao dos parametros que em geral e
bastante robusta. Eu estaria mais preocupado em verificar se existe um
relacionamento entre media e variancia, vc pode usar por exemplo um grafico
residuos versus preditos ou observados. Se vc identificar algum padrao e
sinal de problema no modelo.
Vc precisa de alguma forma padronizar esses residuos para vc ter uma ideia
do tamanho que eles sao. E identificar possiveis outliers ou pontos
influentes aberrantes...

4 - MCMCglmm e so um pacote que ajusta Generalized Linear Mixed Models
(GLMM) using MCMC methods. Vc pode ajustar GLMM usando diferentes
distribuicoes para a sua variavel resposta, como Gaussiana, Gamma, Normal
Inverse, T e outras.

5 - O pacote INLA e capaz de ajustar esse modelo filogenetico que vc quer.
Vc pode ajustar usando a Normal e tbm tem opcao skew Normal and Gamma. Vc
deve usar o modelo generic0 e passar a inversa da sua matriz filogenetica
parecido com o que vc passou pro MCMCglmm.
Ver http://www.math.ntnu.no/inla/r-inla.org/doc/latent/generic0.pdf.
Exemplo de aplicacao de INLA em animal models que e praticamente a mesma
coisa que o modelo filogetico neste paper.
http://www.g3journal.org/content/3/8/1241.full

6 - Meu pacote mcglm tbm e capaz de ajustar esse modelo, usando estimating
function uma abordagem diferente. No caso Gaussiano os modelos sao iguais a
menos do efeito da priori.
Vc pode baixar o meu paper aqui e ver se atende suas necessidades
https://www.researchgate.net/profile/Wagner_Bonat2

7 - Se vc tiver interesse em uma abordagem nao Bayesiana. Manda um e-mail e
conversamos.

Em 23 de novembro de 2015 15:34, Filipe Cristovão <filipe.cunha em uzh.ch>
escreveu:

> Olá,
>
> Muito obrigado pelas mensagens.
>
> Vou dar continuidade a discussão com alguns esclarecimentos e um pouco de
> código:
>
> 1- Elias pergunta como calculo os resíduos nesse modelo:

> 2- Wagner, sua pergunta é, de alguma maneira, minha grande dúvida: "Se vc
> já sabe que sua variável resposta é gamma pq não ajusta um modelo gamma? Ou
> mesmo qq outro modelo para resposta contínua como a Gaussian Inverse?”.
> Contudo, qual tipo de análise que não MCMCglmm me permitiria controlar meus
> dados quanto à filogenia?

> [...]

Wagner Hugo Bonat
Department of Mathematics and Computer Science (IMADA)
University of Southern Denmark (SDU) and
Laboratório de Estatística e Geoinformação (LEG)
Universidade Federal do Paraná (UFPR)