[R-br] Resíduos e MCMCglmm

Wagner Bonat wbonat em gmail.com
Segunda Novembro 23 08:18:17 BRST 2015

Eu compreendo que existe muita pesquisa em especificar priori's para
parâmetros em modelos Bayesianos.
Agora uma pergunta bem simples.

Considere os modelos geneticos ou filogeneticos (eu não entendo nada disso)
mas os modelos em geral são simples Linear Mixed models com uma estrutura
de covariancia linear desta forma.

Sigma = tau0 I + tau1 *A

onde I denota uma identidade e A uma matriz que representa o efeito
genetico ou filogenetico pode ter mais matrizes.
Defina o espaço parametricos para (tau0, tau1) como o conjunto Omega tal
que Sigma é positiva definida. Uma definição que me parece razoável. Isso
implica que o tau1 pode ser negativo ou mesmo exatamente 0. Note ainda que
vc testar tau1 = 0 é exatamente testar o efeito da estrutura genetica.
Bayesiana não tem teste, então considere que se o 0 estiver uma razoável
probabilidade a posteriori vc considere que tem efeito.

Como especificar uma priori que permita que a posteriori contemple o 0 ? E
ao mesmo tempo não atribua probabilidade a valores fora do espaço
paramétrico?

Posso estar enganado, mas acho que PC prior e cia não consegue resolver
isso...

--
Wagner Hugo Bonat
Department of Mathematics and Computer Science (IMADA)