[R-br] Resíduos e MCMCglmm

Filipe Cristovão filipe.cunha em uzh.ch
Segunda Novembro 23 06:58:19 BRST 2015

Olá,

Bom dia.

Talvez o assunto aqui abordado não seja tanto sobre o uso geral do software, mas uma questão teórica sobre estatística. Espero estar adequado às “guidelines” do grupo.

Recentemente tenho optado por analisar meus dados usando MCMCglmm, isso se deu por várias questões, mas principalmente pela liberdade que o pacote me dá de criar meus “priors" e de poder controlar meus dados filogenéticamente.

Contudo, sempre ouvi e li que “os resíduos de um modelo seguindo MCMCglmm devem ter distribuição normal”. Ai sequem algumas questões sobre isso:

I) Isso é mesmo verdade absoluta? Pergunto isso porque tenho uma variável que não consigo normalizar. Essa variável apresenta uma distribuição gamma com uma obliqüidade positiva (ou "positive skewed”). Já tentei de tudo inclusive o “milagroso” boxcox. É uma variável que não se normaliza - se é que posso dizer isso =).

II) Mesmo com meus resíduos não obedecendo uma distribuição normal, levei em consideração alguns dados importantes do “output” do meu modelo: i) não existe colinearidade entre as variáveis, ii) a influência da filogenia da minha amostra (ou melhor da diversidade filogenetica da minha amostra) é “irrelevante” - pois apresenta um intervalo de confiança exageradamente pequeno, iii) e os resultados são os mesmos (diferentes valores mesma direção) que quando conduzo um glm por exemplo. As questões são: a) poderia ignorar o controle filogenético? b) Ou existe outra maneira de normalizar meus dados? e por fim c) Em algum outro pacote posso controlar meu modelo quanto à filogenia e ainda assim executar meu modelo usando estatística "bayseana"?

Obrigado pela paciência ao ler o email =)

Atenciosamente,

Filipe Cristovão R. da Cunha
Anthropological Institute & Museum
University of Zurich - Campus Irchel