[R-br] ajuste com glmmADMB

Iábita Fabiana iabita.fabiana em gmail.com
Quinta Novembro 12 21:51:37 BRST 2015

 Boa noite! Estou tentando analisar um conjunto de dados de germinação,
utilizando o pacote glmmADMB,  o meu conjunto de dados é como o que se
segue:

dose

dias

Rep

germ

Incrustrado

0

1

1

0

Sim

0

2

1

0

Sim

0

3

1

0

Sim

0

4

1

0

Sim

0

5

1

12

Sim

0

6

1

13

Sim

0

7

1

0

Sim

0

8

1

4

Sim

0

9

1

0

Sim

0

10

1

1

Sim

0

11

1

3

Sim

0

12

1

0

Sim

0

1

2

0

Sim

(...)

(...)

(...)

(...)

0

12

6

0

Sim

(...)

(...)

(...)

(...)

16

6

6

2

Sim

16

7

6

0

Sim

16

11

6

0

Sim

16

12

6

0

Sim

0

1

1

8

Não

0

2

1

23

Não

(...)

(...)

(...)

(...)

0

11

6

0

Não

0

12

6

0

Não

(...)

(...)

(...)

(...)

(...)

8

12

4

0

Não

16

10

6

0

Não

16

11

6

0

Não

16

12

6

0

Não

Em que

Dose= são 6 diferentes doses (0,1,2,4,8,16) de composto para acelerar a
germinação

Rep= 6 repetições (gerbox com 50 sementes cada)

Germ= quantidade de sementes germinadas no dia

Dias= dias em que foi feita a contagem

Incrustrado= Informação se era incrustrada ou não

A cada dia, durante 12 dias era observado a quantidade de sementes
germinadas. Os dados são inflacionados de zeros. Então estou tentando
analisar usando uma distribuição binomial negativa com inflação de zeros.
Com o seguinte código para ajustar, porém estou com dúvida quanto se essa
seria a especificação correta do modelo, pois obtive umas estimativas
negativas que não fazem sentido. Se alguém tiver mais familiaridade nesse
tipo de análise qualquer ajuda seria bem vinda.

M1<-glmmadmb(germ~(dose+dias)*incrustrado,random=~(1|rep),data=da,family="nbinom1",zeroInflation=TRUE)

Desde já agradeço a atenção,

Fabiana