[R-br] Média ponderada de salário para cada idade

Leonardo Ferreira Fontenelle leonardof em leonardof.med.br
Sexta Novembro 6 17:48:59 BRST 2015

Thaís, o que você chama de ponderar por idade?

Uma opção seria dividir a idade em categorias, e calcular a média de
salário ponderada (pelo peso) para cada categoria de idade.

Outra opção, se você estiver preocupada com a comparação entre
populações com perfis etários distintos, é o que em epidemiologia (e,
provavelmente, em demografia) se chama padronização, que não tem coisa
alguma a ver com média e desvio padrão. Isso você consegue usando
recursos do pacote survey.

Abraços,

Leonardo Ferreira Fontenelle[1]

Links: