[R-br] Chi-quadrado demonstra associação, mas e daí?

Leonardo Ferreira Fontenelle leonardof em leonardof.med.br
Quarta Novembro 4 11:53:44 BRST 2015

Em Ter 3 nov. 2015, às 22:33, andremoreirazoo escreveu:
> [...]
>
> Felipe, acho que o caminho é  esse mesmo, mas você poderia me ajudar
> com comentários  nas linhas dos comandos?
>
>  Apesar de gostar de estudar estatística a matemática  da coisa não  é
>  o meu forte. Então, uma ajuda  para sabe do que se tratacada
>  comando/resultado me faria entender melhor.

André,

Partindo do princípio de que você saiba os fundamentos de como usar o R,
você pode completar seu conhecimento lendo a ajuda para cada comando que
Felipe usou. Mesmo assim, eu não recomendo que você escreva código
assim. Como você disse, a parte matemática não é seu forte; se você
tiver conhecimento suficiente para escrever alguma coisa, ela
provavelmente já foi escrita. Pior ainda, você pode acabar deixando de
usar uma alternativa melhor, pois existe mais de uma forma de calcular
intervalos de confiança.

Por exemplo, o código que Felipe propões calcula o intervalo de
confiança da diferença de proporções usando o que se costuma chamar
método de Wald. Só que o R já dispõe de uma função para calcular o
intervalo de confiança para a diferença de proporções, que é o
prop.test(). Essa função utiliza o método dos escores de Wilson, que é
uma alternativa superior ao método de Wald[1], especialmente quando a
amostra é pequena o suficiente para que isso faça alguma diferença.

Repito que existem pacotes como o "PropCIs" e o "binom" com funções que
provavelmente vão atender às suas necessidades, além dos pacotes de
epidemiologia.

Se você precisa de ajuda para interpretar as estimativas fornecidas pelo
R, você precisa de um livro de estatística (ou epidemiologia). Se você
precisa ajuda para chegar a essas estimativas com o R, a gente pode lhe
ajudar. Mas, agora me ocorreu, talvez você nem precise do R. Dependendo
da complexidade das análises que você pretende realizar, você pode usar
o www.openepi.com.

Espero ter ajudado mais do que confundido :)

Leonardo Ferreira Fontenelle[2]

Links:

  1. http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.408.7107&rep=rep1&type=pdf
  2. http://lattes.cnpq.br/9234772336296638