[R-br] Estimativas de parâmetros de uma Weibull utilizando duas metodologias: Newton-Raphson "vs" Nelder Mead (estimativas muito diferentes) o que pode estar acontecendo??

Romero Luiz M. Sales Filho romero.sfilho em gmail.com
Quinta Maio 7 12:39:06 BRT 2015

Olá Wagner,

segui o seu conselho e coloquei para o caso Nelder-Mead as estimativas
iniciais como sendo as estimativas encontradas no caso de Newton-Raphson, o
valor foi realmente quase em cima! Entaõ o problema realmente era esse, a
seleção dos pontos iniciais. Fica então uma dúvida: Quando tenho dist. de
probabilidades que não conseguimos estimar via Newton Raphson, por exemplo,
como podemos ter uma idéias dos melhores pontos iniciais a serem
utilizados?? Tem como encontrar alguma forma de se encontrar algo
interessante ou é somente por tentativa e erro?

Elias, muito obrigado também por compartilhar informação! Acho que vc deu
uma dica de como encontrar os melhores pontos iniciais, né? Infelizmente
não entendi... vc poderia me explicar melhor... Ah, outra coisa, com
relação ao ks.test tbm tinha dúvidas se ele realmente era adequado, uma vez
que não tenho os parâmetros e sim estimativas desses, aí gero uma amostra
utilizando essas estimativas e isso talvez não fosse o mais indicado pq se
o algoritomo tivesse convergido para valores errados de parâmetros e mesmo
assim a distribuição osse Weibull o ajuste seria excelente quando na
verdade os parâmetros estariam errados, né isso (por favor, me corrija se
eu estiver errado)??... Então vc colocou uma abordagem utilizando
bootstrap, essa seria uma forma alternativa de utilização do ks.test sendo
mais apropriada para esse tipo de problema em que não conheço os
parâmetros??

Muito obrigado à todos!!

Abraço,

Romero.

--
*Profº Romero Luiz Mendonça Sales Filho*

*Estatístico / Mestre em Engª de ProduçãoUFRPE - UAGCel.: (81) 9667-4477*
*romero.sfilho em gmail.com* <romero.sfilho em gmail.com>
*romero_sfilho em yahoo.com.br* <romero_sfilho em yahoo.com.br>