[R-br] Como definir um modelo para esse experimento?

walmes . walmeszeviani em gmail.com
Quarta Maio 6 18:17:02 BRT 2015

Se eu entendi correto, minhas sugestões são:

da <- expand.grid(var=gl(2,1), vin=gl(2,1), alu=gl(4,1), r=1:6)
da$ue <- with(da, interaction(var, vin, r))
da$y <- rnorm(nrow(da))
str(da)

require(nlme)

m0 <- aov(y~var*vin*alu+Error(ue), data=da)
summary(m0)

m1 <- lme(y~var*vin*alu, random=~1|ue, data=da)
anova(m1)

No entanto, eu reforço minha preferência pelo modelo misto e alguns pontos
são:
  * no caso balanceado são equivalentes;
  * no caso desbalanceado, o modelo misto não requer balanceamento portanto
continua viável;
  * existem mais métodos disponíveis para objetos de classe "lme" do que
para "aovlist", como por exemplo, comparações múltiplas de hipóteses.

À disposição.
Walmes.