[R-br] Otimizando desempenho do Servidor - dados grandes

Pedro Emmanuel Alvarenga Americano do Brasil emmanuel.brasil em gmail.com
Terça Junho 2 11:47:57 BRT 2015

Amigos de R,

Eu venho com um dúvida de iniciante, porque nunca trabalhei assim. Eu não
entendo muito de informática por isso estou sem luz no caminho. Bom, a
minha questão é que me envolvi num projeto em que os dado são na caso de
centenas de milhares de linhas, com umas 150 colunas.

Estou trabalhando numa área de trabalho remota num servidor windows 2008.
Eu não sei quais as especificaçõs do servidor, mas essa área esta servidor
está servindo somente para esse fim.

Então gostaria de uma luz ou do que ler para otimizar o tempo de
processamento nas ediçoes e nas análises. Algum tutorial ou alguma dica que
aproveite melhor o meu tempo de espera.

O que ja fucei que é pouco...

> memory.size(max = FALSE)
[1] 1044.11