[R-br] Método monte carlo

walmes . walmeszeviani em gmail.com
Segunda Junho 1 21:23:28 BRT 2015

Eu posso estar enganado então me corrijam em caso afirmativo. O
leave-ONE-out é mais simples do que imagina. Grosseiramente falando, crie
um laço for para deixar um caso de fora e ajuste o modelo. Depois estude
uma medida de ajuste. No caso de lm, não requer de fato fazer a exaustiva
tarefa de ajustar n modelos (deixando um caso de fora), pois se chega as
medidas leave-one-out por projeções matriciais, etc. Mas num caso mais
geral é algo como:

da ## seu data.frame
L <- vector(mode="list", length=nrow(da))
for(i in 1:nrow(da)){
    L[[i]] <- sua_funcao_R(..., data=da[-i,])
}

## Medidas de deviance leave-one-out.
sapply(L, deviance)

## log-veross leave-one-out.